Cléa Sá

Salve! Salve!

Este blog saúda todos os que estão nas ruas do nosso país se manifestando e lutando  por  nossos direitos. Viva o Brasil!    Salve! Salve!

 

3 Responses para “Salve! Salve!”

  1. Cléa Sá
    clea
    21/06/2013 at 16:25 #

    Desculpe minha opinião contrária, mas acho totalmente irracional esse medo de golpe. Quem daria o golpe? Os Estados Unidos, que financiaram o de 64, estão muito ocupados lá com o Iraque, com o Afeganistão e tentando sair da crise deles. Os partidos políticos brasileiros estão no momento sem condições de arregimentar quem quer que seja. E os crimes cometidos por setores militares, com apoio de muitas chefias, tira deles qualquer veleidade de contar com apoio popular. Falar mal do governo e reconhecer sua falência em muitas áreas não é desejar golpe, é um direito legítimo, que talvez conduza a mudanças necessárias. Que manifestantes peçam o fim da menoridade penal e condenem o aborto, é também um direito deles,. Não concordo, mas acho que podem se manifestar. Assim como o nosso é lutar pelo que achamos certo. Continuo achando tudo uma beleza, embora realmente lastime os atos de vandalismo e a não permissão da utilização de bandeiras de partido. Mas ainda é um mal menor.

    Abraços

    • Vinicius Souza
      21/06/2013 at 17:39 #

      Oi Clea,

      Gostaria de compartilhar do seu otimismo, mas nao consigo. jah fui (nunca de carteirinha, mas ativo) e nao sou mais petista. tenho criticas ENORMES ao partido e ao governo, especialmente na minha area de estudo direto: a democratizacao dos meios de comunicacao. tenho estado nas ruas em praticamente todas as manifestacoes em SP, conversado com minhas dezenas de alunos em universidades publicas e privadas, e em conversas com o MPL e ativistas de esquerda de varios matizes. O novo tipo de golpe na America Latina, ( gestado na Venezuela em 2002 e consolidado depois em Honduras e Paraguai, como demonstrado em nosso artigo http://outraspalavras.net/2012/10/01/paraguai/) jah nao eh militar, e sim midiatico/juridico. O espaco midiatico dado ao presidente do Supremo Tribunal Federal (incluindo seu nome na lista de “presidenciaveis”) nao eh a toa. Acho, ainda, uma “coincidencia” muito estranha o embaixador dos EUA na Venezuela em 2002 ser o mesmo que viu o golpe em Honduras em 2009 e a embaixadora no Paraguai ano passado ter tomado posse no Brasil ha duas semanas (ha uma velha piada que diz que nunca houve golpe nos EUA pq lah nao tem embaixada americana). Quanto aos partidos politicos, os de esquerda (que gestaram a mobilizacao com o MPL desde o inicio, incluindo a ala Juventude do PT) foram chamados de “oportunistas” ontem e impedidos de ir aas ruas. Enquanto isso, DEM e PSDB (2 dos 3 partidos com mais parlamentares cassados por corrupcao no Brasil veja em http://camaraempauta.com.br/portal/artigo/ver/page/10/id/2463/nome/MCCE_divulga_ranking_da_corrupcao_por_partido) estao junto com a midia clamando que a PEC37 (cheia de faixas e cartazes contra caros e benfeitos segunda e ontem) eh a PEC da impunidade e se passar nenhum parlamentar serah cassado. Se isso fosse verdade eles seriam os mais beneficiados. Amanha, o mesmo Datafalha que disse que tinha 65 mil pessoas nas ruas de SP segunda (havia certamente mais de 250 mil) e 100 mil ontem na Paulista (nao tinha nem metade do que havia soh na avenida segunda, sem contar o pessoal que foi pra Berrini) vai lancar com manchete na Falha de S.Paulo uma pesquisa mostrando que boa parte da populacao aceitaria uma ditadura, ao inves da democracia, se fosse “para o bem do povo”.

      Lembre: o golpe no Paraguai nao teve um unico soldado na rua, foi considerado pela nossa midia nativa como totalmente “constitucional” (assim como o hondurenho), ainda assim foi golpe. os EUA reconheceram o novo governo, apesar das flagrantes irregularidades eleitorais (para nao dizer que o novo presidente eh acusado de trafico de internacional de drogas pelo DEA, assim como era Alvaro Uribe, 2 vezes presidente da Colombia), mas ainda nao reconheceram a eleicao do Maduro, na Venezuela, aprovada como limpa pelo Centro Carter, do velho Jimmi Carter, que fiscalizou o pleito.

      o jogo ainda estah sendo jogado. nao acredito que ha razoes, ainda, para se desesperar. mas que temos de estar alertas e vigilantes, isso temos!
      rezemos e lutemos

      bjs’V (sem vinganca)

      PS: vale a pena ler do texto da Marília, publicado antes de ontem em https://medium.com/primavera-brasileira/dfa6bc73bd8a

  2. Vinicius Souza
    21/06/2013 at 14:01 #

    Nem todos, Clea. Ha agitadores profissionais, policiais infltrados, gente que pede pena de morte, criminalizacao do aborto, fim dos partidos politicos (o Cristovam Buarque acaba de pedir isso no Senado!!!). Estamos a um passo do golpe. e vc certamente lembra bem o que isso significa.
    bjs
    V