Cléa Sá

Os Malaquias

Andrea Del Fuego, pseudônimo de Andrea Fátima dos Santos, não é uma  homenagem a Luz Del Fuego, como parece de primeira. Foi escolhido por sugestão da sogra da autora e adotado por sua sonoridade. Isso ela conta em entrevista, que você pode ouvir no YouTube. O livro Os Malaquias, lançado 2010, recebeu o Prêmio José Saramago em 2011.

Andrea Del Fuego escreve de maneira clara, precisa. Em duas frases por vezes constrói um personagem tão vivo que parece que o conhecemos e com ele convivemos. Lembra a escrita de Graciliano Ramos, embora dele destoe ao acrescentar histórias bastante surreais que lembram, por vezes, o realismo mágico tão em voga alguns anos atrás. E ela o confessa. Diz que trabalhou muito a parte fantástica do seu livro e que realmente pretendeu criar uma mitologia familiar.

O livro é uma história de família muito bem contada que se passa em uma região não nominada, – talvez uma área montanhosa entre Minas e São Paulo- e mostra as transformações trazidas pelo progresso ao mundo rural. A construção de uma hidrelétrica afogando pequenas vilas e permitindo a construção de novas cidades, que podem “vingar” ou não, e a vinda da luz elétrica altera todo aquele universo materialmente. Os costumes, o modo de pensar são também radicalmente alterados? O leitor concluirá.

Os capítulos são curtos, e alguns, nem todos, muito fáceis de ler.  Os personagens do livro se assemelham a pessoas conhecidas: Nico, Antônio, Júlia, Geraldo, Geraldina, as freiras francesas, Maria, Timóteo, Eneido, Dona Leila todos são protagonistas e não há juízo de valor sobre eles. Os exploradores como Geraldo e Leila e explorados como Nico, Júlia e muitos outros são apresentados de igual forma. Sem complacência e com inteireza.

Alguns fatos importantes narrados na história, o desaparecimento de Nico no bule de café, a existência da caverna e do navio ancorado em mar inexistente, as muitas transmutações de Geraldina e depois de Geraldo, as gêmeas velhas e seus aparecimentos e desaparecimentos, podem parecer fatos fantásticos para alguns, fatos reais simplesmente não compreendidos para outros. As lendas e crendices podem ser comparadas a outras muitas vezes ouvidas e até acreditadas por nós.

Enfim, o livro é muito bom e merece ser lido.

 

Ficha:

Formato-Livro

Título – Os Malaquias

Autor- Del Fuego, Andrea

Idioma- Português

Assunto – Literatura Brasileira- Romance

Ano-2010

Preço-R$39,00

 

Sem comentários ainda.