Cléa Sá

Grupo de Leitura

A última postagem da coluna “Vamos ler?” foi em 17 de agosto do ano passado. A que isso de deve? Nem sei. Tenho lido muita coisa boa, algumas mais ou menos, ruim mesmo nada, pois agora quando vejo que o livro não é bom, abandono sem dó. O tempo é curto e há muito que fazer.

Não sei se já falei neste blog de um grupo de leitura que temos, alguns amigos e eu. Escolhemos por votação um livro para ler no mês e em dia marcado nos reunimos para trocar idéias sobre ele. É bom, muito bom! Na troca de idéias, descobrimos aspectos do livro que sozinha não tínhamos percebido, relemos trechos que nos chamaram especialmente a atenção, estabelecemos correlações com outras situações, enfim, é um enriquecimento da leitura. E o melhor, sem chefe, nem coordenação, tudo na maior igualdade. Assim, resolvi hoje citar os livros que lemos ano passado e espero chamar atenção de vocês para os autores e títulos lidos. Todos são muito bons. Eis a lista dos que estou lembrando agora:

  1. Pantera no porão – Amós Oz
  2. Fantasma sai de cena – Phiph Roth
  3. Noturno do Chile – Roberto Bolaño
  4. Desonra – J.M. Coetzee
  5. O bom soldado – Ford Madox Ford
  6. Shalimar, o equilibrista – Salmon Rushdie
  7. Viagem Vertical – Enrique Vila-Matos
  8. A consciência de Zeno – Italo Svevo
  9. Fazes-me falta – Inês Pedrosa
  10. Jerusalém – Gonçalo M. Tavares
  11. Terra sonâmbula – Mia Couto
  12. O estrangeiro – Albert Camus

Acho que a lista não está completa, mas não faz mal. Estão aí boas sugestões de leitura. Quanto ao nosso círculo de leitura, vamos recomeçar agora em fevereiro com o livro “Enquanto agonizo”, de William Faulkner.

 

Uma opinião para “Grupo de Leitura”

  1. zita de moura leal
    25/10/2012 at 09:04 #

    Adorei!!!!E acrescento: o temto é curto e há muitos livros a serem lidos