A Catedral do Don Quixote

Encontros da Imagem 2014 » Exposições » La Catedral del Don Quijote 


Aqui segue a história de Julio Galego, um agricultor de 88 anos, franzino, que movido pela fé e por um sonho contrói há 53 anos uma catedral cristã numa aldeia próxima a Madri. A grandiosidade da obra é espantosa: são mais de 8.000 m2, 25 cúpulas, 40 metros de altura. Ele não tem nenhum tipo de ajuda do governo, tampouco ferramentas específicas e nem o conhecimento de arquitetura ou engenharia para esse solitário ofício diário de perseverança.


A poesia concreta das rugas sobre o cimento. A delicadeza do metal no topo das torres contra a céu azul. O peso do trabalho e dos anos nos ombros. O colorido dos vitrais no teto ou nas poças. A sombra da dúvida no marrom das paredes e as imagens de santos. Tudo leva a uma fábula fantástica de vencer o inimigo invencível.
 

Contar por imagens essa saga incrível, cujo final anda não sabemos, é o trabalho da fotógrafa Susana Girón. Finalista nos Prêmios Sony WPO 2012 e vencedora do Premio Nacional de Periodismo Doñana 2013, ela mostra pela primeira vez esse seu novo projeto nos Encontros da Imagem, que ocorre esse mês no Porto, Portugal. O olhar de Susana nos traz cores belas e muito quentes da construção em contraste com os retratos suaves de Julio Galego que, sem retoques ou poses, nos deixa apenas a imaginar a verdadeira dimensão do desafio.


 
Esse ensaio é uma aula para os olhos e coração. Para os que acreditam e buscam e os que vivem para acreditar em algo. Veja mais em:

http://encontrosdaimagem.com/pt/2014/exhibits/la-catedral-de-don-quijote/

http://www.susanagiron.es/justo_gallego.html
 
Obsv. Copie o endereço http://www.susanagiron.es/justo_gallego.html e abra em outro link
 
  

Sem comentários ainda.