Brent Stirton, guarde esse nome

 

 

Essa semana coloquei uma fotografia feita pelo sul africano Brent Stirton no Facebook, e fiquei pasma quando várias pessoas vieram me perguntar sobre a tal foto. Mostra um africano segurando uma metralhadora nos ombros. Confesso que a princípio fiquei impressionada com as cores, que só a Africa traz, e a fisionomia do fotografado também. Coisas que muitas vezes dão um poder a mais para a imagem, incontrolável mesmo para o fotógrafo.
Stirton é colaborador de várias veículos, como National Geographic Magazine, National Geographic Adventure, New York Times Magazine, London Sunday Times Magazine, Discovery Channel, Newsweek, Le Express, Le Monde 2, Figaro, Paris Match, Stern, en­tre mui­tas outras. Também é o queridinho do casal Angelina Jolie e Brad Pitt , que sempre lembram do profissional quando o assunto é mostrar a intimidade do lar, como fizeram quando nasceu o primeiro filho do casal.
O cotidiano de Stirton é vi­ver onde estão os conflitos – ter­ras dis­tan­tes, se­cas, fa­min­tas e vi­o­len­tas. São nove me­ses por ano em mis­sões de tra­ba­lho. Fotografou a guerra no Iraque, a ma­tança dos go­ri­las no Congo, os or­fãos com SIDA na África do Sul, a de­vas­ta­ção no Sri Lanka cau­sada pelo tsu­nami de 2004 e vêm produzindo a cada ano um trabalho melhor que o outro.
O tipo de fotógrafo que faz com que nossas palavras sumam diante de suas imagens poderosas.

4 Responses para “Brent Stirton, guarde esse nome”

  1. Thaís Nozue
    29/06/2013 at 02:40 #

    Muito bom, Gê!
    Beijo!!

    • maria eugenia sa
      29/06/2013 at 15:12 #

      o cara é fera, se não me engano, também é ganhador do World Press…
      Nada como estar dentro de uma super agência, né? O olho ele já têm…

  2. Cléa Sá
    Cléa Sá
    28/06/2013 at 19:49 #

    Muito fortes as imagens. É um nome para se guardar. E ficar olhando e olhando as fotos. Parabéns mais uma vez pela escolha, Eugênia.
    Bjs
    Clea