André de Liohn

O fotógrafo brasileiro André de Liohn, ganhou o prêmio “Robert Kappa Golden Medal” por sua cobertura, como fotógrafo freelancer, dos conflitos entre países árabes em 2011.
Brasileiro nascido em Botucatu, mora há anos na Europa com sua família.
Questionado certa vez, sobre o que dizer sobre a relação de tanta desigualdade e impunidade no seu país Brasil, nos disse: “Sinto falta, uma forte  necessidade de  ‘revolta social’ dos brasileiros – não uma revolta armada, mas uma revolta no sentido de dizer ‘eu não estou satisfeito’.
Suas fotos nos mostram que apesar de estar morando longe a tempos, há uma forte marca do olhar brasileiro e querendo ou não, isso ninguém tira ou põe em um fotógrafo. O olho, capta imagens, histórias que a gente traz desde pequeno, o modo como absorvemos a cultura a nossa volta, o que vemos, como vemos, até mesmo os cheiros.. é muito cutural. Por isso , tão importante um olhar brasileiro ser premiado, pois é como se esse prêmio fosse dado para todos que enxergam a dura realidade de outros países, através da vivência de outra dura realidade, a nossa. Parabéns Liohn!

Sem comentários ainda.