Raquel Sá

Uma questão de tempo

Chegou dezembro, mês em que a família e os amigos se reúnem para celebrar, trocar presentes, refletir sobre o ano que passou e dar risadas. Um bom motivo para os sorrisos pode ser a simpática comédia romântica Uma questão de tempo, produzida no ano passado, mas já em exibição neste período em canais a cabo.

O diretor e roteirista Richard Curtis costuma fazer filmes adoráveis, e este é mais um deles. Responsável pelos roteiros de Quatro Casamentos e Um Funeral, Um Lugar Chamado Notting Hill e Simplesmente Amor, Curtis cria personagens cativantes e consegue que a mais improvável das tramas se torne verossímil.

Desta vez acompanhamos a jornada do ruivo Tim (Domhnall Gleeson), que integra uma linhagem de viajantes do tempo – os homens da família podem voltar a uma época e local escolhido para corrigir erros do passado. O jovem acabou de chegar a Londres e o que mais deseja é uma namorada. Sua capacidade de ir e voltar no tempo vai ajudá-lo a conquistar a meiga Mary (Rachel McAdams), porém Tim vai descobrir também que não é possível alterar todos os fatos.

Há algumas regras ensinadas por seu pai (Bill Nighy), como a proibição de voltar a um passado que não se viveu ou avançar sobre o futuro. A própria viagem no tempo é simples: basta ir para um lugar escuro, fechar os olhos e seguir para o momento desejado.
Tim, logo que muda para Londres, mora de favor com o mal humorado dramaturgo Harry (Tom Hollander). Ele conhece Mary e tem uma empatia imediata em um barzinho, onde homens e mulheres se encontram no escuro. Mas Tim terá que voltar ao tempo para salvar a estreia da peça de Harry, que ocorreu na mesma noite. Quando volta ao presente, Mary não o conhece mais e ele terá que se virar para conhecê-la e conquistá-la, novamente.

E assim o filme segue, com o protagonista tendo que fazer escolhas difíceis que uma hora vão beneficiar a uma ou a outra das pessoas que amam, como o seu pai, ou a sua irmã, Kit Kat (Lydia Wilson).

Como nas demais produções de Curtis, a trilha sonora ajuda bastante na criação do clima certo para cada cena. Estão presentes aqui artistas de diferentes estilos, como Nick Cave, The Killers, The Cure, Ben Folds, Paul Buchanan e Jimmy Fontana.
O filme emociona, diverte, usa os elementos de ficção científica de forma criativa e é uma excelente pedida para esta época festiva.

Uma questão de tempo
Título original: About time
Direção: Richard Curtis
Roteiro: Richard Curtis
Elenco: Domhnall Gleeson, Rachel McAdams, Bill Nighy, Tom Hollander, Tom Hughes, Tom Stourton, Vanessa Kirby,Andrew Martin Yates, Lindsay Duncan, Ben Benson, Margot Robbie, Catherine Steadman, Charlie Curtis, Clemmie Dugdale, Graham Richard Howgego, Harry Hadden-Paton, Jacob Francis, Jago Freud, Jaiden Dervish, Jenny Rainsford, Jon Boden, Jon West, Kenneth Hazeldine, Kerrie Liane Studholme, Lee Asquith-Coe, Lee Nicholas Harris, Lisa Eichhorn, Mark Healy, Matilda Sturridge, Mitchell Mullen, Molly Seymour, Natasha Powell, Neve Gachev, Olivia Konten-Sloman, Ollie Phillips, Philip Voss, Rebecca Chew, Rowena Diamond, Sara Heller, Sophie Brown, Sophie Pond, Verity Fullerton, Veronica Owings, Will Merrick
Fotografia: John Guleserian
Trilha Sonora: Nick Laird-Clowes
Gênero: Comédia Dramática
Duração: 119 min.
Classificação: 12 anos.

Sem comentários ainda.