Raquel Sá

Um Amor em Paris


 
Brigitte mora na Normandia, interior da França, junto com seu marido Xavier. Os filhos já saíram de casa e a diversão do casal é criar gado e participar de concursos agropecuários. Eles têm uma vida tranquila, porém Brigitte está entediada e demonstra sua inquietude ao desenvolver uma alergia de causa emocional na pele. Ao notar que atraiu a atenção do jovem Stan (Pio Marmaï) em uma festa local, decide ir a Paris visitá-lo. Mas a viagem é uma desculpa para sair um pouco do seu cotidiano e aventurar-se no desconhecido.

A história é relativamente simples, mas o que chama a atenção do espectador é a forma como o longa é conduzido, de forma elegante, sem pirotecnias na montagem ou grandes reviravoltas na trama. Há bons diálogos e uma trilha sonora recheada de jazz antigo e música pop contemporânea.

O diretor e roteirista Marc Fitoussi tem controle total de sua graciosa comédia, que faz o espectador pensar e se divertir ao longo de sua projeção. Fitoussi usa a sensibilidade para não dramatizar demais o processo de autoconhecimentoda personagem principal, que vaga sem rumo pela capital francesa em busca de emoções diferentes das que vivencia no dia a dia.

Tanto Brigitte quanto os demais personagens são apresentados ao público aos poucos, cena a cena. Há, portanto, uma sutileza ao mostrar as características que fazem cada um ser o que é, quais são os seus valores e preconceitos.

Isabelle Huppert mostra que é uma boa atriz atuando também com outros diretores, e não só com seus parceiros habituais Claude Chabrol e Michael Haneke. Ela consegue transmitir veracidade ao mostrar Brigitte em momento de dúvida existencial, mas com coragem e disposição para viver aventuras e se redescobrir. O elenco masculino também está bem, com destaque para Jean-Pierre Darroussin, que interpreta o marido Xavier.
 
O diferencial do filme é focar em um público mais velho, mostrando as possibilidades de reinvenção dentro de relacionamentos longos, o lado bom da experimentação, de perdoar e entender o outro. E apostar no amor.

Um amor em Paris
Direção: Marc Fitoussi
Roteiro: Marc Fitoussi
Elenco: Isabelle Huppert, Jean-Pierre Darroussin, Michael Nyqvist, Pio Marmaï, Anaïs Demoustier, Arthur Mazet, Audrey Dana, Benoit Giros, Clément Métayer, Hugo Fernandes, Irène Ismaïloff, Jean-Charles Clichet, Lakshantha Abenayake, Louise Coldefy, Marina Foïs, Meryem Serbah, Pauline Brunner, Pierre Diot.
Gênero: Comédia
Classificação: 14 anos
Duração: 98 min.
País: França
Ano: 2013 
 

Sem comentários ainda.