Raquel Sá

Trilogia


Richard Linklater passou a ser o centro das conversas dos cinéfilos quando o seu mais novo projeto, Boyhood, começou a ganhar prêmios e virou um dos principais concorrentes na categoria melhor filme do Oscar deste ano, assim como receber a estatueta de melhor diretor passou a ser um sonho bem possível de acontecer. Além do filme praticamente garantir à Patricia Arquette seu primeiro “homenzinho dourado” pelo papel da mãe divorciada de dois filhos, o qual concorre como coadjuvante na premiação.


O cineasta começou com filmes independentes, de orçamentos pequenos, e quase sempre estrelados por atores amigos, como Ethan Hawke, que também trabalha em Boyhood. Do juvenil Jovens, Loucos e Rebeldes, que revelou o futuro astro Matthew McConaughey, ao longa engajado no combate aos carnívoros Nação Fast Food, Linkater se destacou no cenário por produzir filmes que respeitam a inteligência do público, com temas interessantes, linguagem meio filosófica, um certo “papo cabeça”, como a animação Waking Life – O despertar de uma vida, porém, não chegam a chatear a plateia.

Ethan estrelou junto com a francesa Julie Delpy os três longas mais conhecidos do cineasta – Antes do Amanhecer, Antes do Pôr do Sol, Antes da Meia Noite, também chamados de “Trilogia do Amor”.
O estilo verborrágico, com pouca ação e muitas falas, com os atores caminhando, trocando informações, seduzindo um ao outro e também reclamando dos acontecimentos do cotidiano, imita a vida real e encantou os românticos de diversas faixas etárias.
Boyhood, por exemplo, não mostra passagens marcantes na vida de uma pessoa, como o primeiro dia na escola ou o primeiro beijo, mas o amadurecimento natural de um garoto, que acompanhamos dos seis aos 18 anos. O diferencial do filme foi contar com o mesmo elenco para filmar poucas cenas durante 12 anos. Ninguém desistiu do projeto ou teve que sair por motivos maiores de doença ou morte.
Já a trilogia que o tornou famoso mostra um jovem casal de 20 e poucos anos que se conhece por acaso em um trem a caminho de Viena, e decide se conhecer melhor caminhando ao léu pela cidade, e, depois de nove anos, se reencontra em Paris para falar da vida e tentar uma nova chance, juntos. O terceiro filme já mostra o casal, agora casado, passando férias na Grécia, vivendo os típicos problemas de desgaste de quem se conhece bastante e não nutre mais ilusões a respeito do companheiro. No primeiro é mostrado o encantamento natural que a atração desperta quando você conhece alguém, o enamorar-se, a “paixão à primeira vista”, a sensação de que você encontrou a pessoa certa, com objetivos e ideais semelhantes aos seus, e especialmente, o idealizar o outro que mora longe, a milhas de distância. No segundo, há os questionamentos da vida adulta, e no terceiro, a crise do casal e como vencê-la para continuar (ou não) juntos.
A partir do segundo filme, os dois atores passaram a escrever junto com Richard Linklater o roteiro, contribuindo com elementos e características próprias de cada um, de como os personagens estariam encarando a vida na casa dos 30 e depois na casa dos 40. O resultado é uma atuação tão natural que parece que houve improvisação nos diálogos do casal, mas, segundo Linklater, os roteiros foram seguidos à risca.
O resultado é que os três filmes são românticos, mas realistas, e por não seguirem a típica fórmula dos produtos hollywoodianos, encontrou um lugar cativo no coração de vários cinéfilos.

Fichas Técnicas

Antes do Amanhecer
Título Original: Before Sunrise
Diretor: Richard Linklater
Roteiro: Richard Linklater, Kim Krizan
Fotografia: Lee Daniel
Elenco: Ethan Hawke, Julie Delpy, Andrea Eckert, Hanno Poschl, Adam Goldberg, Harold Waiglein, Dominic Castell.
Gênero: Drama Romântico
Duração: 105 min
Ano: 1995

Antes do Pôr do Sol
Título Original: Before Sunset
Direção: Richard Linklater
Roteiro: Ethan Hawke, Julie Delpy, Richard Linklater
Fotografia: Lee Daniel
Elenco: Ethan Hawke, Julie Delpy, Vernon Dobtcheff, Louise Lemoine Torres, Rodolphe Pauly, Mariane Plasteig, Diabolo, Denis Evrard, Albert Delpy, Marie Pillet
Gênero: Drama Romântico
Duração: 80 min
Ano: 2004

Antes da Meia Noite
Título Original: Before Midnight
Direção: Richard Linklater
Roteiro: Ethan Hawke, Julie Delpy, Richard Linklater
Fotografia: Christos Voudouris
Elenco: Ethan Hawke, Julie Delpy, Anouk Servera, Ariane Labed, Athina Rachel Tsangari, Charlotte Prior, Enrico Focardi, Jennifer Prior, Manolis Goussias, Panos Koronis, Seamus Davey-Fitzpatrick, Walter Lassally, Xenia Kalogeropoulou, Yiannis Papadopoulos, Yota Argyropoulou
Gênero: Drama Romântico
Duração: 108 min
Ano: 2013

Sem comentários ainda.