Raquel Sá

A separação


O longa A separação ficou conhecido pelos diversos prêmios que conquistou, como o Urso de Ouro em Berlim e o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2012. O diretor Asghar Farhadi já havia chamado a atenção com o seu trabalho anterior, Procurando Elly, e conseguiu manter o interesse do público e da crítica com o seu mais recente trabalho, O passado, em cartaz no Brasil.

A separação aponta as dificuldades que existem para se manter uma relação a dois, assim como a incomunicabilidade entre patrões e empregados. O casal Nader (Peyman Moaadi) e Simin (Leila Hatami) está prestes a se separar, pois a esposa quer deixar o Irã para ter uma vida melhor no exterior, com a filha adolescente. O marido, no entanto, se recusa a sair do país e abandonar o pai, que está doente e sofre do mal de Alzheimer. Além disso, a empregada Razieh (Sareh Bayat) está grávida, é inexperiente, e está trabalhando escondida do marido Hodjat (Shahab Hosseini), desempregado. Porém, um incidente entre o patrão e a empregada vai ajudar a definir o futuro do casal.

O filme tem um tema universal e é tecnicamente perfeito – direção, atuação, fotografia, história, diálogos –, o que justifica toda a celebração. O regime religioso e o formalismo das leis iranianas estão ali, mas o foco mesmo é nas relações entre os personagens, sem maniqueísmos.

Apesar de humanizados e nenhum personagem ser apresentado na história como mocinho (a) ou vilão (ã), o caráter de cada um vai sendo revelado, pouco a pouco, em meio a mentiras e mal entendidos.

O governo do Irã, incomodado com o sucesso do filme, divulgou nota na época dizendo que as pessoas tivessem discernimento na hora de analisar a obra, pois essa mostraria uma versão distorcida da República Islâmica. Por isso é interessante ver o filme para tirar as próprias conclusões.

A separação
Título original: Jodaeiye Nader az Simin
Direção: Asghar Farhadi
Roteiro: Asghar Farhadi
Elenco: Peyman Moadi, Leila Hatami, Sareh Bayat, Shahab Hosseini
Ano: 2010
Gênero: Drama
Duração: 123 min. 
Classificação: 16 anos

Sem comentários ainda.