Raquel Sá

Gravidade


O mexicano Alfonso Cuarón tem uma carreira marcada por sucessos desde a sua estreia na direção em Hollywood, com o filme infantil A Princesinha. Ele foi o responsável pelo campeão de bilheteria Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban – o terceiro e mais lucrativo da série – e pelo consagrado drama, rodado em seu país de origem, E sua mãe também. Em 2006, Cuarón realizou Os filhos da esperança, que mostrava um futuro distópico. Este ano, o diretor fez um filme de ficção científica também, mas com toda a ação da história se desenrolando no espaço sideral.

Gravidade é uma produção inovadora, que faz um excelente uso do 3D e consegue mexer com os “nervos”do público, que acaba se sentindo o “terceiro astronauta”. O roteiro, escrito por ele, em parceria com o filho Jonás Cuarón e o amigo Rodrigo García, é simples. O segredo foi envolver o espectador e fazer com que a platéia sofra junto com os personagens, durante os 90 minutos de duração.

O elenco também é enxuto, porém é formado basicamente por duas estrelas hollywoodianas bem carismáticas (Sandra Bullock e George Clooney). O comandante da aeronave Matt Kowalsky, em sua última missão antes da aposentadoria, e a médica Ryan Stone, inexperiente em viagens espaciais, enfrentam problemas no dia em que retornarão a Terra. Os dois estão fora da aeronave quando são atingidos por destroços de um satélite russo. Eles acabam ficando à deriva no espaço, e terão que lutar por sobrevivência neste ambiente inóspito.

Vale a pena assistir a produção, pois é um dos melhores filmes do ano e está entre as maiores produções do gênero ficção científica. Além disso, Gravidade deverá ser premiado em associação de sindicatos e críticos de cinema no final do ano e reconhecido pela Academia Cinematográfica de Artes e Ciências de Hollywood para concorrer em várias categorias no Oscar de 2014.

A dica é ver o filme no telão, na versão em 3D, para se deslumbrar com as belas imagens do espaço sideral e ter consciência da pequenez do ser humano naquela imensidão, que assusta e ao mesmo tempo atraí tanto a humanidade.

Gravidade
Direção: Alfonso Cuarón
Roteiro: Alfonso Cuarón, Jonás Cuarón, Rodrigo García
Gênero: Ficção Científica
Elenco:  George Clooney, Sandra Bullock, Basher Savage, Eric Michels.
Gênero: Ficção Científica
Duração: 90 minutos
Produção: Alfonso Cuarón, David Heyman
Fotografia: Emmanuel Lubezki
Montador: Alfonso Cuarón, Mark Sanger
Trilha Sonora: Steven Price

Sem comentários ainda.