Regina Motta

SALVADOR DALÍ- “Esculturas-Surrealismo tridimensional”


“Esculturas-Surrealismo tridimensional” é o título da exposição de um lado pouco conhecido do grande artista catalão.



Em uma postagem de 27/02/2013 apresentei outra faceta de DALÍ como desenhista e aquarelista. Sua brilhante interpretação em aquarela da Divina Comédia de Dante, pertencente a um colecionador brasileiro. Vale a pena conferir detalhes da vida do grande artista plural.

SALVADOR DOMINGO FELIPE JACINTO DALÍ DOMENICH, Marquês de Dalí, nasceu em Figueiras, Catalunha, Espanha, em 11 de maio de 1904, portanto comemoraria este mês 110 anos. Reconhecidamente um dos maiores artistas de todos os tempos, foi o principal representante do surrealismo pictórico e também o escultórico. Dalí foi um artista completo.

Aqui trataremos das esculturas da incrível Coleção CLOT.


Em 1973, Dalí passeava com sua mulher Gala pelas ruas de Madri quando se deparou com uma pintura de Goya, do século XVIII, o “São Francisco”, pendurada na parede de uma galeria de arte. Irresistivelmente atraído pela obra, entrou e conheceu o dono, Isidoro Clot, que se tornaria seu colecionador e amigo.

Para conseguir adquirir a caríssima obra, nasceu um acordo único que enriqueceria a arte mundial.

A negociação entre artista e colecionador resultou na troca da famosa pintura de Goya por esculturas em cera e inúmeros pagamentos realizados por Dalí.

Naquele ato Dalí vendeu ao colecionador o direito de fundição e reprodução das obras nas técnicas e dimensões variadas. Assim, Isidoro Clot pode com plena liberdade editar as esculturas. A coleção é composta de 44 esculturas.

No mundo das artes as peças esculpidas, quaisquer que sejam as dimensões e a matéria da fundição, podem ser reproduzidas em número de 8 peças por matriz, mais uma prova do autor. São as mesmas consideradas originais, pois as obras sendo modeladas pelo artista consideram-se devidamente autenticadas. No caso das esculturas de Dali, as matrizes trazem suas digitais. Portanto, mais preciosas.
A temática do trabalho segue a desenvolvida em outras obras: surrealismo onírico, cristão, mitologia e inspiração em obras de Goya.
As peças foram produzidas entre 1970 e 1981. Dalí parou sua produção após a morte de sua mulher e musa, Gala, ocorrida em 1982.

Dalí faleceu solitário na Catalunha, Port Ligat, no seu castelo Pubol, em 23 de janeiro de 1989, aos 84 anos. Milionário, sua última extravagância foi deserdar a família e declarar o Estado seu único herdeiro.

O que mais o grande artista nos reservaria? Tratando-se de SALVADOR DALÍ, tudo é possível, só nos resta aguardar…

REFERÊNCIAS:
Exposição “ESCULTURAS- Surrealismo Tridimensional”- CAIXA CULTURAL – 2014
Curadoria de Francisco lamas
Biografias: Salvador Dalí wikpedia
Fotos: Internet
Fotos: Anna Carlota Fernandez

Uma opinião para “SALVADOR DALÍ- “Esculturas-Surrealismo tridimensional””

  1. Cléa Sá
    Cléa Sá
    02/06/2014 at 11:01 #

    Regina

    Ontem fui ver as esculturas do Dalí. Agradeço seu post: ele me incentivou a visitar a exposição. Fiquei encantada. Bjs
    Cléa