Regina Motta

NEW MUSEUM DE NOVA YORK


Quando se fala de Arte e de Artistas pensa-se imediatamente em Galerias e Museus.
Hoje mostraremos algo totalmente novo em matéria de Museu. O nome já diz: NEW MUSEUM of Contemporary Art of New York.


O único Museu na cidade de Nova York dedicado exclusivamente para a Arte Contemporânea está encravado entre os bairros de Little Italy, Chinatown, Soho e o Centro Financeiro de Manhattan. Começa a ousadia por aí!


O Museu foi criado por Marcia Tucker em 1977, alojado em uma casa em West Village. Foi reinaugurado em 2007 com o objetivo de discutir o que é Arte e o papel do Museu no século XXI.


O local escolhido era um estacionamento desativado no nº235 da Rua Bowery e o projeto arquitetônico encomendado aos arquitetos Kazuyo Sejima e Ryüe Nishizama que não tinham obras em NY. Tudo teria que ser novidade, ousadia.

A edificação se assemelha a uma enorme pilha de caixas prateadas que formam os 7 andares em 54 metros de altura, 1.096 m2 de galerias destinadas a exposições, teatro com cerca de 200 assentos, loja, cafeteria, biblioteca, sala de conferência, oficinas, espaço multiuso além da administração e serviços. As fachadas são totalmente recobertas por uma malha de alumínio que reflete e filtra a luz solar. O material é utilizado na base do calçamento das ruas da cidade e é uma homenagem aos comerciantes da região especializada em construção civil. As janelas ficam protegidas da incidência direta dos raios solares preservando as obras expostas.
A entrada é um enorme hall com frontal em vidro do teto ao chão e com pé direito altíssimo dando vista total para a rua e para o interior do Museu.

A orientação da curadoria do espaço é, mais uma vez, ousada. É o único Museu que não possui Acervo. Não tem uma só peça de sua propriedade. Funciona como uma galeria de arte e as mostras podem durar de uma semana a meses. Depende! O tempo de duração é o momento, pois o amanhã já é passado. Daí não ter acervo o que já não seria contemporâneo. Interessante aspecto da interpretação da impermanência da arte.

O New Museum é uma incubadora de ideias, técnicas e expressões da arte contemporânea. Tudo é dinâmico, atual, interativo.
Os artistas tem espaço para produzirem suas obras que serão expostas nas galerias. Muitas são destruídas pelo próprio artista após a mostra!
Vale a pena dar um passeio por suas imagens.

REFERÊNCIAS:
CATÁLOGO- Museus de New York
TV CURTA! –O New Museum de New York.
INTERNET: Fotos e textos.

Sem comentários ainda.