Regina Motta

GILBERTO MELLO

Gilberto Lyrio Mello nasceu em 3 de julho de 1927 em Santo Antônio de Jesus/BA.
Técnico, artista e místico, Gilberto trabalha com folhas e flores do cerrado que são secadas e preparadas por ele. As figuras são delicadamente montadas e coladas sobre papel artesanal, algumas vezes feitas pelo artista.


Formado Engenheiro Agrônomo e em Botânica e Herbário, na cidade de Cruz das Almas, BA, chegou à Brasília em 1963.


Aqui fez sua primeira exposição individual, em 1965. Com sua sensibilidade e simplicidade Gilberto Mello já expôs em vários países da América do Sul, América do Norte e Europa. Uma obra de sua autoria pertence ao acervo do Museu do Vaticano. Seus prêmios em inúmeros Salões nacionais e internacionais, Exposições Individuais e Coletivas preenchem numerosas páginas de seu curriculum.


Santos, Anjos, árvores e flores, com leveza e poesia, são recorrentes em suas obras. Porém, o principal motivo é São Francisco. Já compôs mais de mil obras tendo o Santo como tema principal.

Em sua casa em Brasília carinhosamente nos acolhe discorrendo sobre sua vida de professor agrônomo no interior do país, suas descobertas botânicas, suas dificuldades, descobertas e experiências enriquecedoras com o povo da terra.

Seu quintal é seu laboratório, o microambiente onde desenvolve os espécimes de seus estudos. Flores, folhas com suas texturas e nervuras, sementes, cascas de troncos de árvores são materiais usados em suas colagens. Algumas vezes o artista acrescenta toques de cores com pinturas feitas artesanalmente.

Com cinquenta anos de trabalho ininterrupto, Gilberto Mello não se repete. Seus Santos e Anjos trazem sempre uma nova mensagem artística, mística em técnica impecável.

REFERÊNCIAS:
-GILBERTO MELLO- catálogo- Sinfonia à Natureza- Câmara dos Deputados, DF
WI X. com- site- Gilberto Mello

Sem comentários ainda.