Regina Motta

GALENO “Curumim Arteiro”.


Francisco GALENO é um artista plástico pintor, escultor que se autodenomina “Curumim Arteiro”.


GALENO nasceu em 1957 numa ilha no delta do rio Parnaíba no Piauí onde passou a primeira infância até se mudar, aos 8 anos, para Braslândia, cidade próxima de Brasília onde vive até hoje.


Filho de um marceneiro e uma rendeira ambos dotados de sensibilidade artística, o pai se encantou com a construção de Brasília e veio para ajudar a construí-la. E por aí ficou.
O menino Galeno não pensava em ser artista e sim jogador de futebol. Desenhou a camisa do seu time preferido que lhe deu sorte e sucesso.


Sua arte traduz sua vivência de menino que soltava pipas, brincava com os carretéis vazios deixados por sua mãe, lamparina de latão, penas, ferros de passar roupa, cordões e fitas.


Simplicidade, honestidade, pureza, seriedade e alegria são as características da arte do Curumim Arteiro.


Iniciou-se na arte já na adolescência, primeiramente na música como aluno da Escola de Música de Brasília. Na pintura foi aluno do atelier de Moreira de Azevedo(1977), mestre português radicado em Brasília. Cursou pintura no atelier livre de Maria Pacca no Centro de Criatividade Da Fundação Cultural do DF, sob a direção de Luís Áquila(1978).


A partir daí, dedicou-se a sua maneira singular de compor suas obras, límpidas, puras e originais como o céu de Brasília.

Galeno é reconhecido nacional e internacionalmente. Recebeu numerosos prêmios em Salões e exposições coletivas e destaque nas individuais.

Foi o artista convidado pelo IPHAN- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- para repintar a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima, originalmente pintada por Alfredo Volpi cuja arte foi recoberta por camadas sucessivas de tinta, durante anos.
Galeno divide seu tempo entre o atelier de Braslândia e o que mantém em Parnaíba/PI.
Aqui aproveita a luz e as cores e na Parnaíba busca suas memórias de infância.

A arte de Galeno é uma alegria para os olhos e para o coração.

REFERÊNCIAS:
CURUMIM ARTEIRO- DOCTV- vídeo de Marcelo Diaz;
GALENO- BRINQUEDOS DO OLHAR- Olívio Tavares de Araújo- 1989;
WWW.youtube.com/watch. GALENO, ARTISTA PLÁSTICO DE FAMA INTERNACIONAL- Edgard V. Leite;
Conhecimento pessoal de REGINA MOTTA;
Fotos- Internet.

Uma opinião para “GALENO “Curumim Arteiro”.”

  1. Anselmo Loschi Bessa
    19/10/2016 at 17:20 #

    gostaria do contato com o artista. pode ser o nº do telefone o mail.

    Grato.

    Anselmo Bessa