Regina Motta

CARLOS BRACHER


CARLOS BERNARNDO BRACHER nasceu em Juiz de Fora/MG em 1940.
Filho de compositor e professor, irmão de dois pintores, iniciou suas atividades artísticas aos 13 anos, como autodidata. Pintava tudo o que encontrava dentro de casa: flores, vasos de cerâmica, vasilhas, roupas, objetos variados. Aos 17 anos, frequentou a Sociedade de Belas Artes Antônio Parreiras em sua cidade e em 1960 foi para Belo Horizonte estudar com Fayga Ostrower e Frederico de Morais. Trabalhou com a técnica de murais com que se identificou imediatamente.

Em 1967 recebeu o prêmio Viagem ao Exterior no Salão Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro/RJ e partiu para a Europa onde passou um ano em Paris e Lisboa. Expôs com sucesso em várias galerias, principalmente em Portugal.

De volta ao Brasil participou de inúmeras exposições coletivas e individuais sempre obtendo sucesso como no Museu de Arte de São Paulo/MASP, na FUNARTE, e Galerias no Rio de Janeiro.

Em 1971 fixou residência em Ouro Preto/MG.

Sempre atuante é citado em mais de 20 livros de Arte e catálogos internacionais e nacionais.

BRACHER apaixonou-se por Brasília quando aqui esteve em 1978. A partir daí, sempre volta e homenageia seu fundador Juscelino Kubitchek de quem é grande admirador.
Foi assim que, em comemoração aos 50 anos do Sindicato de Indústria da Construção Civil em Brasília, BRACHER, sempre inspirado em JK, pintou um grande painel, o maior já trabalhado por ele, medindo aproximadamente 15m x 3m. Nele o artista retrata, em livre interpretação, os principais monumentos e pontos turísticos da Capital Federal, em composição harmoniosa e vibrante colorido.

O painel foi pintado na presença de um público composto por artistas, estudantes e funcionários do Sindicato, entre os dias 12 e 19 de março de 2014.

Já em 2000 o artista já tinha feito, ao ar livre, grandes telas com cenas da vida cotidiana da cidade.

As telas de BRACHER transmitem sua a beleza de sua arte, em pinceladas vigorosas, enérgicas, seguras em cores vibrantes. BRACHER é uma pessoa carismática, simples, comunicativa que tem prazer no que faz.

REFERÊNCIAS:
-Biografias de CARLOS BRACHER –Internet;
-Fotos e vídeo de SIBELE REBELO-16/03/2014- Brasília/DF

Sem comentários ainda.