Julita

Julita ressurge

O envelhecer nos traz rugas e dor nas costas, e, inevitavelmente, perdas, muitas, de pessoas queridas e algumas insubstituíveis. Tocamos a vida pra diante a muito custo, o luto parece sem consolo, a dor quase insuportável. Nesses momentos a dor e o desconsolo se tornam quase parte de nós mesmos. O luto carece de tempo e de cuidado para se esvaziar.

De um jeito ou de outro resistimos, sobrevivemos e seguimos em frente. Essas tantas perdas que se amiúdam a medida que envelhecemos vão se acomodando e acolchoando o nosso viver. E, nesse cuidado, com as perdas e com o envelhecer vai surgindo um quase apaziguamento.

Viver é um exercício – de não mais tergiversar, de acolher os limites, de criar saídas. Minha mãe gostava de repetir esse dito, quem quer vida longa que puxe por ela. Pois bem, parece-me que esse apaziguamento é uma solene construção, uma aposta na vida. O choro não mais consola a dor, e, silenciosamente, pouco a pouco, vão esmaecendo as perdas e avivando motivos para se alongar a vida.

Está aí o dia de Finados que não me deixa mentir. Nesse dia pranteamos nossos mortos, levamos-lhes flores, orações, pensamentos e saudade. Muitas saudades. Nos outros muitos e muitos dias do ano eles estão vivos, convivem conosco, conversam, refazendo histórias e caminhos, descaminhos e desencontros. Apenas nos escutam pois que já não podem falar. Mas se apurarmos bem os ouvidos podemos escutá-los, quase uníssonos, sussurrar: vivam, vivam, vivam. Tal como me disse um amigo muito querido, ainda vivo mas já sabendo de seu fim próximo. Não nos dão receitas, não nos impingem normas ou credos, nem demandam saberes. Já aprenderam com a solidão da vida, solidão da morte.*

Interessante o envelhecer, faz-nos pensar na morte com carinho, construindo um lugar onde nossos mortos, mesmo aqueles com os quais tanto nos desentendemos, ou se desentenderam entre eles, convivam em paz e nos deem a sua paz enquanto tentamos viver esse sonho impossível que é o viver.

* música de Alceu Valença.

Sem comentários ainda.